domingo, 31 de agosto de 2008

Prazer da Comida: Açorda de Gambas

Considero-me alentejano, não por ter nascido no Alentejo, mas por toda a minha família ser da região e por ter lá vivido na adolescência. Como já andava com saudades daquelas planícies resolvi fazer uma Açorda de Gambas. Para a degustação convidei 5 pessoas. Deliciaram-se... Aqui fica a receita:



Receita para 6 pessoas:



Ingredientes:

- um pão do tipo alentejano de 1kg;

- duas gambas grandes com casca por cada pessoa;

- 100gr de gambas descascadas;

- 200gr de camarões descascados;

- 6 ovos;

- uma cabeça de alhos;

- um ramo de coentros;

- óregãos;

- azeite;

- sal.



Preparação:

Cozi as gambas grandes com casca em água apenas temperada com sal. Coloquei também nesta água, como costumo colocar sempre, umas cascas de cebola (coisas que eu via o meu pai e a minha mãe fazerem quando ficava especado a vê-los cozinhar). Depois de cozinhadas as gambas, retirei-as da água e reservei-as. Passei a água das gambas por um coador e cozi nessa água as gambas e os camarões sem casca. Assim que cozeram reservei-os também. Coei novamente a água e deixei-a repousar um pouco. Cortei o pão aos bocados e fui colocando um pouco da água das gambas por cima. Depois de amolecido o pão, passei-o de forma grosseira com a varinha mágica. Ficou criada assim uma papa homogénia de pão. Reservei-a. Numa panela antiaderente aloirei em azeite os alhos previamente picados e esmagados. Juntei a este "refogado" o molho de coentros, parte deles cortados grosseiramente e esmagados, e outra parte picados finamente. Deixei o lume aquecer os coentros e juntei logo de seguida a papa feita com o pão. Mexi bem para que os coentros e os alhos se juntassem à papa. Nesta altura revi a consistência da papa e juntei-lhe mais um pouco da água das gambas. Reduzi o lume para o mínimo e fui colocando um ovo de cada vez, mexendo sempre a cada ovo. Depois de adicionados os ovos juntei as gambas sem casca e mexi o preparado muito bem, para que todos os ingredientes se unissem bem. Deixei a mistela em lume brando para que os ovos cozinhassem bem. Voltei a colocar as gambas grandes com casca ao lume (brando), na água da sua cozedura, para as aquecer. Servi a açorda bem quente. Ao servir fui decorando os pratos com as gambas com casca.



Notas:

De entrada foram servidos queijinhos frescos temperados no momento. E foram acompanhados com uma salada de alface com maçã verde.

A regar a refeição foi servido um vinho verde de Ponte da Barca e um branco das Terras do Sado.

13 comentários:

pinguim disse...

Eu nem comento...só comia!!!!!!!

Luís V disse...

Estava de comer e chorar por mais...

JoniRafas disse...

Confirmo. Deliciámo-nos! Mnham!
Isto de ter costelas alentejanas dá muito jeito! ;-)

Anonymous disse...

Aquecer gambas? Nunca vi... e uma açorda não se faz assim... eu um dia explico-te lol mas se gostaram óptimo!

Luís V disse...

Sim, aquecer gambas... Sim, esta açorda por ser de gambas faz-se assim... Na cozinha, na culinária, quase tudo é permitido . Mas como costumo dizer: as minhas receitas não são estanques, são apenas a forma como foi feita a refeição.
Quando te identificares poderei aceitar algumas explicações...

Helda disse...

Maae...! Uma coisa destas até parece pecado... :^D!
Vou já experimentar!

Helda disse...

Ora... Ainda não tinha terminado e já o meu marido tinha a mesa pronta e o garfo na mão... Como tinha poucas gambas juntei umas amêijoas e umas delícias picadas que estavam a sobrar no frigorífico. Ficou uma maravilha!
Obrigada pela receita!

Rita Lemos disse...

Que maravilhaaa :)
Hoje também me deu um desejo imenso de comer açorda de gambas e mal regressei das compras decidi investigar algumas reseitas, esta conquistou-me pela forma adocicada como está escrita!

Bem Haja

Rita

vera martins disse...

ola boa tarde! hoje tambem me deu vontade de faser açorda de gambas e vim ver umas receitas na net (não quer dizer k não saiba faser) e adorei algumas das tuas sugestões vou aplica-las na minha açorad de hoje no jantar , mais uma coisa a açorda é feita como cada um gostar não tem de ser como manda a tradição


se os meus convidados para o jantar gostarem desta receita depois digo

bjs e bom apetite

vera martins disse...

deves ser mestre de cozinha então identifica-te e ensina para vermos qual é a melhor

vera martins disse...

ola ! so passei para dizer k a açorda ficou um maximo eu e o meu filho k tem 17 meses adoramos e os restantes covidados disseram k gostaram

obrigado

Luís V disse...

Parabéns pelo resultado! Obrigado.

yodeyma disse...

Gambas, para mim tudo o que mete gambas deixa-me com água na boca, e nada como um queijinho e um vinho alentejanos para acompanhar. Vou ter de experimentar esta receita