sábado, 7 de janeiro de 2012

migrações

Isto não está fácil... Ainda não consegui migrar o outro blog para aqui, mas não vai ser por isso que isto não (re)começa.
Muito se tem falado em emigração nos últimos tempos. No meu blog (mais ou menos) político, O Chaparral, escrevi sobre "A emigração do Pingo Doce". No texto escrevi a dada altura que "Eu próprio já considerei emigrar mais do que uma vez, numa das vezes cheguei a ter as malas feitas para Liverpool.". É verdade. Estava tudo combinado para eu ir para Liverpool fazer uma formação para depois integrar uma equipa num paquete (um barcozeco). Não fui. À última hora esquivei-me e não fui. Fui desleal para quem me tinha "contratado", mas como ainda não tinha vinculo legal não me importei em não ir. O meu sexto sentido dizia-me para não ir que a coisa não iria correr lá muito bem. Hoje em dia não sei se não teria uma próspera carreira como "marinheiro", mas isso também pouca importância agora. Prefiro confiar no meu sexto sentido. Já houve alturas em que não confiei e lixei-me. Já houve alturas em que o meu sexto sentido estava desafinado e só deu sinal de si quando as coisas estavam concretizadas e eu já não podia saltar fora, por exemplo quando entrei em 2008 para o meu actual emprego. Mas isto é uma história para um outro post... Claro que isto dito assim, aliás escrito assim, parece um pouco leviano e sem seriedade nenhuma. Não parece, mas sou ajuizado, sempre fui, se calhar até em demasia. Na altura da ida para Liverpool não confiei na empresa, ou talvez não tenha confiado nas pessoas envolvidas no projecto. Ou até posso não ter confiado em mim próprio, dado que sou muito exigente comigo mesmo. Houve qualquer coisa que me fez recuar. O que importa é não haver arrependimentos ou frustrações do que não se faz. Com os incentivos que este governo anda a fazer à emigração, pode ser que um dia destes, coisa que duvido, esteja a escrever doutra cidade, doutro país, de Belgrado por exemplo...

2 comentários:

João Roque disse...

Um primeiro post de um novo blog, para mim é sempre uma festa!
E este post deste teu "renovado" blog tem múltiplos motivos de satisfação.
Primeiro, a surpresa! Quem diria que tu tinhas mais dois blogs, e tão interessantes? Claro que me vais ter à perna, em ambos.
Depois o texto em si, de uma extrema actualidade, e longe de mim estar a exercer alguma influência para que emigres, algo que nunca é fácil, mas porque eu próprio já me questionei se fosse mais novo e ainda estivesse a trabalhar, se não faria o mesmo...
E depois, a grande surpresa: o facto de indicares como eventual destino da tua emigração, uma cidade que para mim, e por motivos óbvios, seria o primeiro destino de eleição, se bem que objectivamente falando não seja fácil fazê-lo, quer pela intolerância para com o mundo gay lá existente, quer por razões de razão económica, também: ganha-se lá muito pouco...

Unknown disse...

Pinguim, referi Belgrado por dois motivos... para me referir a ti em concreto, pois sei que é uma cidade que te é muito querida; e depois porque os balcãs estão nos meus planos (turísticos) futuros, só ainda não sei é quando...