quinta-feira, 1 de março de 2012

trabalho por turnos

Trabalho por turnos desde Janeiro/Fevereiro de 2004, ou seja, há 8 anos consecutivos. As únicas pausas são nas férias. Em 2004 comecei a trabalhar por turnos na empresa onde já trabalhava desde Julho do ano anterior. Ao mudar de departamento, mudei de funções e de horários. Na altura os horários não eram tão estanques e tão rígidos como os que actualmente faço. Em 2008, por várias razões, incluindo financeiras, mudei de emprego, deixei a empresa onde estava há mais de 4 anos. Hoje em dia apercebo-me que eu não precisava de mais para ser feliz, ou estar bem. Contudo a mudança naquela altura foi fundamental. 2008 foi mesmo um ano de mudanças, muitas mudanças, que tinha que acontecer e que ainda bem que aconteceram.
Voltando ao trabalho por turnos... é das coisas mais violentas que existem em termos profissionais. Pessoal hospitalar (desde médicos, a enfermeiros e auxiliares), vigilantes e seguranças, empregados fabris, empregados de hotéis, e tantos outros, que trabalham por turnos, são profissionais que têm um desgaste maior, a possibilidade de serem mais infelizes nas suas relações amorosas, familiares e de amizade é menor e deixa-os de fora de uma vida social comum como os comuns mortais. Quando fazemos noites vivemos como morcegos, quando fazemos manhãs acordamos com o nascer do sol, quando fazemos tarde é quando alguém quer ir ao cinema. Ficamos às vezes e por vezes sem sentido de orientação. O desgaste é maior comparado com outras profissões física e psicologicamente com a mesma exigência.
Ando cada vez mais com aversão aos turnos, de nunca ter uma rotina, uma sequência comum. Detesto sobretudo as minhas manhãs, em que trabalho 7 dias seguidos, em que tenho que acordar às 06h, e deitar-me cedo, em que durmo muito pouco, pois o stress e pressão para dormir atacam-me o sono. E para alguém como eu que tem insónias desde a adolescência isto não ajuda. De momento estou na segunda noite de uma série de três, sendo que logo a seguir tenho três dias de folga e posso aproveitar o fim-de-semana para relaxar e divertir-me...

2 comentários:

João Roque disse...

Vivo junto com uma pessoa que trabalha por turnos e já vi que é muito desgastante.

Unknown disse...

Às vezes é um suplício.