terça-feira, 25 de março de 2008

Unicamente Mulheres

1.


Conheci a Sara Martinho (foto 1.) ou no final de 2003 ou no início de 2004 através do seu blog Cacaoccino. Numa altura em que houve um boom de blogs de temática LGBT em Portugal. Um dos blogs mais criticados, lidos e comentados da altura foi um que eu (como Alex), um amigo (como Tomás) e uma amiga (como S.) tivemos - o saudoso Conversas Coloridas (já eliminado, apesar de haver um link da Blogger com esse nome).


O Expresso deste fim-de-semana pascal trazia na capa da sua revista Única a seguinte exclamação e pergunta: "Sou lésbica! E então?". Na foto Solange F. (foto 2.) apresentadora do Curto Circuito da SIC Radical.


2.


São ocupadas doze páginas. São seis testemunhos. São seis mulheres. O testemunho que mais gostei foi o da Sara. Sim, estou a ser faccioso. Posso?!? Ela conta duma forma muito natural o seu comming out. Fala duma forma muito natural da sua companheira Rita Paulos (foto 3.). Fala de si. Fala da Rede Ex-Aequo. Fala da mãe. Fala até que "Quero que as pessoas saibam que a minha vida com a Rita é tão aborrecida e banal (...) e insípida como a da maioria das pessoas e isso deixa-me muito feliz.". Fiquei feliz ao ler esta reportagem. Gostei.


3.


Sem dúvida que estas mulheres estão de parabéns. De parabéns está também o Expresso. Não só por abordar este assunto, fazendo-o duma forma muito natural, como também pela produção fotográfica que é magnífica. Quem quiser ler o artigo completo pode fazê-lo através do seguinte link. Podem ver também o depoimento de Solange F. no seguinte vídeo: 


5 comentários:

ROM disse...

miss you!

oqueeuacho disse...

Gostei de saber que cada vez mais se abordam estes temas com a naturalidade que eles merecem. Não podemos no entanto esquecer que a homofobia ainda existe e que esta projecção e naturalidade no tratamento destes assuntos às vezes faz-nos esquecer dessa triste realidade.

Paulo disse...

Concordo em tudo com o que escreveste. Também fiquei muito bem impressionado com a reportagem. Estas mulheres estão de parabéns e um dia já não será preciso reportagens destas, com mulheres (ou homens) a testemunharem que o amor é natural e a essência da vida.

Abraços

pinguim disse...

Que belo e maravilhoso grupo de mulheres, realmente.
E que bela homenagem a tua, principalmente à tua amiga Sara...é bonito.
Abraço a ti e beijitos a todas elas.

sara cacao disse...

*bluuuuuush* :*