sábado, 30 de junho de 2012

My Jazz Singers #6

Hoje, no último dia de Junho, em que já estamos a viver em pleno os tempos de Verão dou a conhecer mais uma (talvez) desconhecida. Mahalia Jackson nasceu há quase 101 anos, mais precisamente no dia 26 de Outubro de 1911 e veio a morrer a 27 de Janeiro de 1972 com 60 anos vítima de um ataque cardíaco. Mahalia foi uma das maiores vozes do gospel americano, e talvez ainda o seja, dado que ainda é tida como a rainha das cantoras de gospel. Foi e é uma das referências para a maior parte dos cantores e cantoras de gospel e não só. O jazz também se deixou influenciar por esta mulher de voz poderosa. Sendo que ela própria deambulou pelos meandros do jazz como comprova a performance do vídeo em baixo. Infelizmente Mahalia Jackson é muito pouco conhecida fora dos EUA actualmente. Sendo que no auge da sua carreira teve o merecido reconhecimento na Europa. Depois de um começo conturbado a sua carreira vários pontos altos: em 1948 o seu single "Move On Up a Little Higher" foi um sucesso de tal ordem que chegou a esgotar nas lojas; foi a primeira cantora de gospel a cantar no Carnegie Hall em Nova Iorque em 1950; cantou na tomada de pose de John Kennedy como presidente dos EUA em 1961; cantou, entre outras, "How I Got Over" no "March on Washington for Jobs and Freedom", evento onde Martin Luther King fez o seu famoso discurso "I Have a Dream"; mais tarde, em 1968 cantou "Precious Lord, Take My Hand" no funeral de Luther King.
Por estarmos em tempos de Verão, a música que apresento hoje é "Summertime". A versão mais conhecida desta música é a de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. "Summertime" foi escrito e composto em 1935 para a ópera americana "Porgy and Bessy", a letra é de DuBose Heyward, Dorothy Heyward e Ira Gershwin  e música de George Gershwin. Depressa se tornou num standard do jazz e qualquer cantor de jaz e não só a tem interpretado, até Amália Rodrigues. Não consegui confirmar quando é que Mahalia cantou/gravou a sua primeira versão de "Summertime". Nem consegui confirmar em que ano foi gravada a versão do vídeo em baixo. De qualquer maneira esta senhora e esta versão são poderosíssimas.
Summertime,
And the livin' is easy
Fish are jumpin'
And the cotton is high

Your daddy's rich
And your mamma's good lookin'
So hush little baby
Don't you cry

One of these mornings
You're going to rise up singing
Then you'll spread your wings
And you'll take to the sky

But till that morning
There's a'nothing can harm you
With daddy and mamma standing by

Summertime,
And the livin' is easy
Fish are jumpin'
And the cotton is high

Your daddy's rich
And your mamma's good lookin'
So hush little baby
Don't you cry

3 comentários:

João Roque disse...

Adoro a voz desta grande Senhora.
Ouvia-a pela primeira vez a cantar durante um funeral no filme "Imitação da Vida", com a Lana Turner (cantava "Trouble of the World"), e nunca mais deixei de a admirar.

Unknown disse...

Esta mulher é sublime, tem uma voz que me deixa todo eriçado. E é incrível como é tão pouco (re)conhecida.

Unknown disse...

Dei por mim a cantar a música toda, antes mesmo de pôr a vídeo a tocar.

http://good-blog-bad-blog.blogspot.pt/