Há uns dias atrás comprei uns espetos para espetadas de metal. Estreei-os com umas espetadas de lulas que ficaram razoavelmente interessantes. Ontem aprimorei-me e fiz umas de porco. Mas o mais interessante desta receita é o molho de cogumelos. Quem comeu deliciou-se. Ora vejam:
Receita para 2 pessoas (6 espetadas):
Ingredientes para as espetadas:
- 18 cubos de carne de porco;
- 12 camarões grandes sem casca;
- 6 cogumelos inteiros cortados ao meio;
- 12 cubos de melão;
- pimenta branca;
- óregãos;
- sal.
Preparação:
Depois de tudo cortadinho, compus as espetadas da seguinte forma: melão, carne, cogumelo, camarão, carne, camarão, cogumelo, carne e melão. Temperei-as com sal, pimenta e óregãos. Deixei-as repousar durante umas duas horas antes de cozinhar, mas não seria necessário. Cozinhei-as no forno com este no máximo durante 15 minutos, mais 10 com o forno desligado.
Ingredientes para o molho:
- cogumelos;
- 1 pacote de natas;
- coentros frescos;
- massa de alho;
- piri-piri;
- azeite;
- sal.
Preparação:
Coloquei um fio de azeite numa frigideira e cortei os cogumelos grosseiramente lá para dentro. Mexi e tapei a frigideira. Passados uns 2 a 3 minutos coloquei o resto dos ingredientes, mexendo de cada vez que punha um, pela seguinte ordem: natas, massa de alho, piri-piri, sal e coentros frescos picados. O lume manteve-se no mínimo, fui mexendo sempre e ao fim duns 5 minutos desliguei. Deixei repousar. O repouso fez com que o molho engrossasse. Antes de servir aqueci-o durante outros 5 minutos, mexendo sempre.
Acompanhamento:
O acompanhamento foram batatas e bróculos cozidos apenas em sal e com uma folha de louro.
Notas:
Os cubos de carne de porco que utilizei foram cortados por mim, eram de duas costeletas que tinha no congelador. Podem ser utilizados rojões, que são ligeiramente mais espessos.
Ao servir reguei as espetadas e o acompanhamento com o molho de cogumelos. Fiz o molho para evitar que se temperasse o acompanhamento, e para avivar a alma das espetadas.
4 comentários:
Vais ter de fazer pra mim!!!!!!!!!!
Não devia ver estas coisas antes de jantar...
Pode ser que um dia faça isto para ti... pode ser...
Qualquer dia tenho um livro de receitas tuas; e como eu gosto da tua forma de cozinhar, simples, fácil e com certeza saborosa.
Abraço.
Quando editares esse livro de receitas minhas espero estar presente para to poder autografar.
Obrigado Pinguim, és um querido.
Enviar um comentário